Imagem


Termografia por Infravermelho



A Termografia por Infravermelho, também denominada Termometria Cutânea, é um método  complementar que faz parte do estudo fundamental da área de saúde, em diferentes disciplinas básicas, da Fisiologia à Semiologia, mais especificadamente denominada Termologia Clínica. Esta área abrange o estudo dos fenômenos térmicos biológicos normais e sob condições especiais como no estresse, por exemplo, bem como de várias doenças como alterações, disfunções, hipertermia, hipotermia, inflamação, neuropatias, cicatrização e disfunção endotelial.

A Termometria Cutânea foi utilizada em aeroportos e outros estabelecimentos públicos da Europa e Ásia durante o surto de gripe suína (Influenza A H1N1) em 2009 para rastreamento de febre e possíveis portadores de gripe em que se identificava aumento da temperatura na parte superior da cabeça e da face.

Trata-se de um exame com câmera que possui sensores térmicos com alta sensibilidade aprimorados durante a Guerra do Golfo que permite se obter imagens de alta resolução em sala preparada com temperatura controlada. Não há exposição à radiação, não é invasivo portanto indolor, não se utiliza contrastes e que pode ser realizado em qualquer pessoa como crianças, gestantes e idosos com ênfase na documentação de dores agudas, crônicas entre outras patologias.

Essas imagens do corpo inteiro são estudadas com software específico que permite identificar alterações de temperaturas características de disfunções. Pode-se fazer o mapeamento cutâneo da distribuição vascular e microcirculatória(Inflamações), dores miofasciais, avaliação do fluxo sanguíneo cutâneo pelo sistema neurovegetativo simpático (regulação neurovascular cutânea).

Tem a sua Aplicação para Auxiliar no Diagnóstico Cinético-Funcional em Diversas disfunções como:

Síndromes Miofasciais (dores musculares lombares, torácicas, cervicais, dos braços, antebraços, coxas, pernas e ombros)

Neuropatias periféricas (Polineuropatia diabética, Síndrome do Túnel do Carpo, Neuropatias traumáticas, Neuropatias pós-herpéticas e Síndrome Complexa de Dor Regional)

Radiculopatias (Hérnia de disco lombar e cervical)

Fibromialgia

Disfunção da articulação temporo-mandibular e outras dores oro-faciais

Investigação de Cefaléias (Dores de cabeça)

Artrites, Artroses, Tendinites(com ou sem calcificação), Bursites, Fascites Plantares e Esporão de Calcâneo

A Termografia é portanto ferramenta que atende a diversas áreas da Fisioterapia aplicada ao movimento auxiliando o Profissional a realizar a conduta terapêutica de uma forma mais precisa obtendo melhores resultados.

O paciente que sofre de dor pode utilizar deste exame para documentar a dor e com seu Fisioterapeuta direcionar o tratamento e acompanhar os resultados do mesmo.

A Clifisa disponibiliza desse recurso de Termometria Cutânea com pioneirismo para um melhor atendimento a população de Serra Talhada-PE  e de todo o Sertão do pajeú e demais abrangências.

Imagens Termográficas.